





Marcelo de Carvalho Ribeiro
Honrarias, membresias e contribuições registradas oficialmente pela Academia.
Membresias

Membro Acadêmico
Desde: 06/02/2026
Cadeira: 47
Patrono: Paulino José Soares de Sousa, Visconde de Uruguai
Seu ingresso reconhece mérito intelectual, produção acadêmica, científica ou cultural, alinhamento com os valores da Academia e compromisso com a participação ativa em projetos, publicações e atividades institucionais.
Biografia
Escritor, poeta e palestrante, Marcelo Duarte de Carvalho Ribeiro nasceu na cidade de Uruguaiana, cidade onde reside e trabalha há mais de 25 anos no ramo Notarial, exercendo a função de tabelião substituto no 2º Tabelionato de Notas da Comarca de Uruguaiana.
Possui formação acadêmica em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, bacharelando-se em 1999, tendo sido orador da turma. Também possui formação em Política e Estratégia de Governo pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), em 2001.
Em março do ano 2000, logo após a conclusão do curso de Direito, Marcelo de Carvalho Ribeiro deu início à atividade de escritor.
Seu livro de estreia, “Maquiavel – o espelho da Renascença”, foi escrito ao longo de oito anos e publicado pela Editora DaCasa - Palmarinca em 2008. O lançamento ocorreu em Porto Alegre, no prestigiado Solar dos Câmara, no Complexo da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
O segundo livro, “Cenas da História”, foi publicado cinco anos mais tarde, em 2013, pela Editora AGE de Porto Alegre.
O terceiro livro, “A lei do Amor”, foi lançado em 2015 pela editora Viapampa.
No ano seguinte, foi homenageado em sua cidade natal, ao ser escolhido patrono da 40ª Feira do Livro de Uruguaiana, oportunidade na qual lançou sua quarta obra, intitulada “ A longa jornada”, publicada pela Editora Viapampa.
Um ano mais tarde, em 2017, lançou seu quinto livro, “Testamento – o presente secreto dos Magos”, publicado pela editora AGE.
Em 2018 foi a vez de lançar o sexto livro, “Os Tuathas Dé Danann”, publicado novamente pela Editora Viapampa, editora pela qual lançou também, em 2019, seus sétimo e oitavo livros: “Ponto de Luz – mensagens de um escriba e Hipátia de Alexandria”.
Em 2024 publicou “O Cajado do Peregrino”, pela Editora Viapampa.
Atualmente no prelo estão seus nono e décimo livro: “Flor de espinilho”, pela editora Sato, de São Paulo, marcando a estréia de sua atividade poética; e “O Livro Proibido”, pela Editora Nova Egrégora, de Curitiba.
O conjunto de sua obra abrange diversos gêneros literários e tem abordagem histórica, filosófica, humanista e universalista, além de tratar sobre o pensamento cristão.
Honrarias Outorgadas
Pessoa sem honrarias outorgadas por esta Academia. Acesse aqui para conhecer as Láureas de Mérito publicadas.
Acesse aqui para visualizar os processos com edital ou candidaturas em aberto.



